top of page

FAIXA A FAIXA

ARTISTA: MAGA LIERI

DISCO: BEM ACOMPANHADA

A premissa bíblica “diga-me com quem andas que eu te direi quem és” é velha conhecida de todos nós que habitamos o planeta terra. Nem sei se a cantora e compositora Maga Lieri é religiosa (ou se tem alguma religião), porém, ela parece ter levado esse dizer a sério. Basta dar uma olhadela na ficha técnica do seu último álbum, “Bem Acompanhada”: produção (da própria Maga também) e arranjos de Jefferson Caetano e Denys Cristian, participações especiais de Carlos Dafé, Thaide e Lino Krizz. E a presença de músicos tarimbados: Baby Guita, Marquinho Cachorrão, Dado Tristão, André Freitas, Elias Jó, dentre outros nomes não menos ilustres.

“Bem Acompanhada” foi lançado em 2011 com distribuição da “Tratore/Fonomatic”. Dele saiu o videoclipe oficial da canção “Sotaque samba soul”. O reconhecimento do disco pode ser comprovado com a indicação que Maga recebeu como melhor cantora (categoria canção popular) no 22° Prêmio da Música Brasileira, no ano passado.

Maga poderia muito bem ter caído na vala comum da repetição, disco após disco. Fez diferente: seu primeiro CD (homônimo) é um, esse é outro (bem diferente). Ouvindo-o, percebemos que os elementos inerentes à personalidade artística dela estão (novamente) presentes: a voz quente como um dia de verão, a sonoridade personalíssima que evoca os ritmos negros e todas as suas nuances e as letras apaixonadas e entregues que passam longe do romantismo barato e popularesco.

A seguir, você vai descobrir histórias e entender as faixas do “Bem Acompanhada” a partir da ótica da Maga Lieri. Leia:

PRA QUE VOU RECORDAR O QUE CHOREI (Carlos Dafé):

Acho que tudo rolou por causa dessa canção. Fui convidada pra abrir o show de um dos meus ídolos, Carlos Dafé, pelo DJ Kaeduá, ex “Chic Show”. Conheci Dafé e ali mesmo eu tive a certeza que não poderia morrer sem cantar com ele. Nesse momento resolvi que gravaria um segundo disco.

No ano seguinte comecei as gravações do “Bem Acompanhada”. Fiz o convite e ele aceitou. O arranjo certeiro de Jefferson Caetano emocionou e eu realizei mais esse sonho. Dafé canta comigo no disco e foi lindo demais... No estúdio... A maior choradeira... Kkk.

HAPPY END VIRTUAL (Maga Lieri):

Das minhas composições, talvez seja uma das minhas preferidas... No CD, conta com o arranjo inspirado do maestro Denys Cristian. Destaque pros teclados de André Freitas e vocais dos queridos Marisa Marzan e Lello Andrades. Fiz o refrão na praia e terminei aqui em Sampa. Acho que ela é muito minha essência... Fala do meu amor pela música e é super-romântica, mas sem melodramas (detesto!)... Tem um clima de praia que é a minha cara. Na verdade, sou a típica paulista que espera ansiosa pelo fim do ano pra sair correndo pro mar. Duas paixões herdadas do meu pai (a música e o mar).

BEIJO BEIJO BEIJO (Maga Lieri):

Alguns dizem que é minha melhor canção. Fui ver meus músicos tocarem num bar (Denys, Jefferson, Wilsinho, Baby, Cachorrão e Dado), e quando saí de lá comecei a cantarolar o refrão... Na verdade, depois de duas ou três caipirinhas eu tava bem inspirada... Rs.

Terminei essa canção em casa... Muito trabalho. Adorei o resultado do arranjo do meu irmãozinho Jefferson Caetano, com ênfase pros teclados de Dadinho Tristão, que ficaram lindos. É uma das mais queridas do disco pelo público. As pessoas adoram.

Sempre achei que deveria ser cantada por uma cantora de vestido rodado e flor no cabelo, bem mais doce do que eu, mas no fim os produtores bateram o pé pra que eu mesma gravasse... Ainda bem... Rs. De qualquer forma, ainda espero por essa cantora.

SOTAQUE SAMBA SOUL (Jefferson Caetano/Maga Lieri/Thaíde):

Jefferson chegou em casa com essa delícia...sem letra. Na hora me lembrou as festas que ele faz na casa dele todo 29 de setembro...data emblemática no calendário de qualquer músico bem informado...rs. Aniversário de Jefferson Caetano é música boa, gente bonita e diversão garantida... Nesse dia, música ao vivo acaba mais cedo na cidade porque todos os músicos vão pra lá...kkk.

Então eu fiz a letra pensando nesse clima de festa. Procurei também homenagear e pontuar os vários estilos de samba, como

samba soul, samba rock, samba reggae e samba enredo, além de homenagear a Rainha Lady Zu. A cereja do bolo ficou por conta da participação mais que especial de Thaíde... Um cara que eu sou mega fã.

Conheci Thaíde rapidamente nos bastidores do “Manos e Minas”. Com a música gravada, Jefferson e eu percebemos que ela pedia uma rima... Claro que só vinha uma pessoa na nossa cabeça. Convite feito, convite aceito... Meu parceiro Thaíde, referência do rap nacional e grande pessoa. Honra!

 

Acabei gravando um clipe que dirigi, roteirizei, protagonizei e editei... Com imagens do cinegrafista Yghor Boy. Um grande desafio. Eu adorei o resultado. Fizemos tudo em três pessoas... Coisa de brasileiro... Kkk. Destaque pra guitarra deliciosa de Baby Guita e o baixo matador de Jefferson Caetano.

ATÉ VIRAR AMOR (Tom Hardt/Osmar Santos Jr.):

Meus amigos da vida inteira (Osmi & Tom) fizeram essa canção especialmente pra mim. No meu primeiro CD eu gravei “Só Por essa noite”, parceria com Jair Caminha. No final, essa música deixa um convite: “Só por essa noite, dança mais um pouco comigo?” O Osmi, que é o letrista que mais me influenciou na vida e que é um libriano babaca e apaixonado como eu, escreveu uma resposta pra essa canção: “O que mais posso querer a não ser dançar com você?” Tom Hardt, com suas melodias e levadas matadoras, musicou e ganhei esse presente do céu...O maestro 

Denys Cristian acertou em cheio no arranjo... Ficou do jeito que eu queria, leve e pra cima...dá vontade de dançar mesmo...Amo de paixão e termino meus shows com ela pra deixar esse clima delicioso no ar...

TUDO COM VOCÊ (Jefferson Caetano):

Ouvi essa canção num fim de festa... Jefferson tocava baixinho num canto da sala... Eu ouvia sem respirar. Quando ele acabou de tocar, eu disse: “É minha”!!!!

Comecei a cantá-la em shows, antes de gravá-la. Uma canção classuda, com várias nuances, difícil de cantar. Eu gravei com o espírito do "ao vivo" mesmo... Visceral... E emocionada... Algumas coisas só se pode cantar assim.



 

UMA CHANCE (Edu Schultz/Marcelo Tai/Maga Lieri):

Lino Krizz é um amigo querido. Como todo mundo, sempre amei a voz linda e doce e o jeito que ele tem de cantar... Parece que o coração dele fala com a gente. Escolhi a canção mais romântica pra ele cantar comigo... Pra fazer tremerem os corações... RS. Essa canção é de Edu Schultz, guitarrista mega talentoso, amigo de longa data, e de Marcelo Tai, meu parceiro mais frequente... O melhor amigo que alguém pode ter, mago das tecnologias, grande tecladista e arranjador, mas principalmente é um compositor inspirado. Colocar a letra e a melodia acabou ficando fácil pra mim... Com tanto talento fazendo a cama... Rs. Destaque no auxílio mais que luxuoso de Dom Paulinho Lima na batera e nos backing vocals.

O PARAQUEDISTA (Maga Lieri/Jair Caminha):

Fiz essa canção pro meu amigo e parceiro Jair Caminha. Jair é um super guitarrista, referência do soul feito em São Paulo no final dos 80 e que me ensinou muito sobre a música negra daqui e de fora. Ele tem grande influência na minha música e no meu jeito de cantar. Jair e Geni Isidoro foram meus gurus vocais... Rs. Enfim, um cara super carismático e de personalidade única. Porém, ele largou a música pra se dedicar ao paraquedismo e eu, é claro, detestei a ideia... Mas quando ele me levou pra vê-lo saltar eu pude entender o fascínio e a importância que voar tinha pra ele... Liberdade total e metaforicamente percebi como faltava

isso em mim... "ele é paraquedista e eu tenho medo de voar”... Também externei esse sentimento em outra canção do disco: “tenho inveja de você que sabe voar”... Por aí.

SEM ÁLIBI (Salloma Salomão/Maga Lieri):

Sempre fui fã da poesia do cantor e compositor Salloma Salomão. No início, logo depois de ter cantado com Tom Zé, ainda adolescente, conheci o poeta e cantei com ele por dois anos, mas nunca tinha rolado uma parceria. Um dia ele foi em casa e me deu essa letra que amei de paixão na hora. Assim que ele saiu, a canção veio inteirinha na minha cabeça... Foi só pegar o violão e gravar pra não esquecer. O problema é que Salloma conta essa história totalmente diferente. Ele diz que foi várias vezes em casa e que teve que reformular algumas frases... Na verdade, acho que o Salloma delira... Kkk, ou eu??? Quem sabe?



 

KISS ME (Maga Lieri/Osmar Santos Jr.):

Parceria com o produtor, locutor e batera Osmar Santos Jr., o Osmi. Eu estava em casa ouvindo Seal e fuçando no computador... Chega e-mail dele com essa letra. Na hora me inspirou fazer alguma coisa latina. Peguei o violão e ela surgiu inteirinha... O mais engraçado é que ele não tinha ouvido ainda minha música “Beijo Beijo Beijo” que têm tudo a ver uma com a outra... Às vezes acontece isso com a gente...

 

A gravação do CD já havia começado e eu não tinha certeza se ela entraria. Mostrei pro Denys e ele disse que ela teria que entrar... E assim foi feito.

DE NOVO COMIGO (Maga Lieri):

“Tira o vazio e me aquece do frio ou mande alguma pista pra que eu possa te achar”...

“Não mais sofrer de amor, nunca mais o céu sem cor...” ou: “a gente tem tão pouco tempo e ele teme por nós”...

 

Gosto muito dessa letra. Romântica e apaixonada como uma canção de amor deve ser...

EU NÃO SEI NÃO TE AMAR (Maga Lieri/Osmar Santos Jr.):

Mas uma com Osmar Santos “Osmi” Jr.

Eu tava com a música pronta, mas não conseguia terminar a letra, que só tinha a primeira parte. Berrei pra ele e em um minuto a segunda parte já tava pronta. Adoro os metais escritos pelo arranjador Denys Cristian e também os teclados de Elias Jó.

GRADES DO TEMPO (Toninho Spessoto/Márcio Bragança):

Eu queria terminar o disco com alguma canção que falasse sobre o tempo pra convidar o harpista Rogério Temporini pra tocar essa canção (que ainda não existia) no disco.

Um dia abri a página do grande jornalista, crítico musical e querido amigo Toninho Spessoto, que deixou a gente precocemente em 2010, e pra minha surpresa, lá estava ela... Perfeita!! Dava pra ouvir o barulho do vento... Rs. A letra maravilhosa do Toninho foi musicada lindamente por Márcio Bragança, compositor do Rio de Janeiro que, pasmem, nunca chegou a conhecer Toninho Spessoto pessoalmente. Fizeram a canção pela internet. Liguei na hora pro Toninho e ele ficou super emocionado. Fico feliz por ter feito essa homenagem pra ele e divulgado o grande letrista que ele foi... Já que lançou e colocou pra cima tantos artistas novos, mas nunca se promoveu.

Quanto ao Márcio? Nos tornamos grandes amigos.

Quero aproveitar pra agradecer todos os músicos que participaram da gravação:

 

Baixista Jefferson Caetano

Guitarristas Denys Cristian, Baby Guita

Violonista Marquinho Cachorrão

Tecladistas Dado Tristão, André Freitas e Elias Jó

Bateras Dom Paulinho Lima (part. Especial) e Dedel Soares

Percussionistas Marcus César e Malli (part. Especial)

Vocalistas: Marisa Marzan e Lello Andrades

Harpista: Rogério Temporini

Além do técnico Marcelo Sampaio, de Manoel Cruz e dos maravilhosos convidados Carlos Dafé, Thaíde e Lino Krizz

Acho que é isso!!! Bjo bjo bjo.



Para ler a coluna "Meu primeiro disco" com Maga Lieri, clique aqui

Deixe o seu comentário:

bottom of page